Por que contar com uma gestora no mercado livre de energia?

Por que contar com uma gestora no mercado livre de energia?

Já pensou em ter uma gestora no Mercado Livre de Energia? A “terceirização” como a conhecemos hoje tem suas raízes modernas no clima de negócios das décadas de 1970 e 80. Foi nessa época que muitas organizações recorreram à terceirização como uma forma de se manterem competitivas em uma economia global. Durante esse tempo, a mentalidade era que, para competir, as organizações deveriam se concentrar em suas ofertas de serviços principais. Todos os serviços adicionais considerados críticos, mas não “essenciais”, foram terceirizados.

Desde então, o movimento de terceirização ganhou força em quase todos os tipos de organização, de agências governamentais a empresas do setor privado. Hoje, muitas empresas como supermercados, shopping centers, universidades, hospitais, real estate, hotéis e diversos setores da indústria – terceirizam serviços como faturamento, folha de pagamento, atendimento ao cliente e suporte técnico. Apesar dessa mudança em direção à terceirização, algumas empresas têm evitado terceirizar a aquisição de eletricidade e o gerenciamento de energia.

Existem alguns motivos principais para essa relutância: Algumas organizações estão preocupadas com o fato de que terceirizar o gerenciamento e a aquisição de energia para uma empresa de consultoria aumentará o custo e o tempo do processo. Outros simplesmente acham que a aquisição de energia é algo que deve ser feito internamente.

Mas, na grande maioria dos casos, terceirizar a gestão e compra de energia pode ser uma ótima opção, que economiza tempo e dinheiro.

Quando faz sentido para uma empresa terceirizar o gerenciamento e a compra de energia?

Aqui estão três sinais de que pode ser hora da sua empresa discutir a terceirização.

  1. Falta de pessoal: quando você não tem pessoal disponível ou especializado para dedicar o tempo necessário à compra ou gestão de energia, a terceirização quase sempre faz sentido. Embora em teoria você possa simplesmente contratar mais pessoas para fazer o trabalho, a realidade é que os recursos necessários para contratar essas pessoas parecem nunca se materializar. Você está na posição de “fazer mais com menos” – o que não é a maneira ideal de lidar com a aquisição de energia.

Se você não tem tempo e expertise para se dedicar ao monitoramento do mercado e fazer uma análise competitiva completa, é muito fácil simplesmente ficar com a concessionária local ou contar com seu fornecedor atual para prestar esse serviço. Qualquer opção que não envolva um processo de compra competitivo e completo leva a um preço mais elevado e , consequentemente, maiores despesas com energia.

  1. Falta de Ferramentas: digamos que sua empresa tenha pessoal disponível para conduzir um processo competitivo para compra de energia. Isso é um passo na direção certa – mas a compra de energia tem algumas particularidades. Você também precisa saber se essas pessoas possuem os conhecimentos e ferramentas necessários para o sucesso máximo.

O primeiro requisito essencial para compra de energia, é o conhecimento e acompanhamento regular do mercado de energia. Mais do que qualquer outro fator, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, a previsão e realização das chuvas afetam diretamente o preço de energia que sua empresa irá comprar. Portanto, para aumentar a probabilidade de compra de energia em um momento favorável, é fundamental monitorar ativamente o mercado de forma contínua.

Se sua empresa não dispõe de recursos para monitorar diretamente o mercado e ficar de olho nos fatores que podem fazer com que os preços aumentem ou caiam no dia a dia, a terceirização pode ser uma boa escolha.

  1. Falta de especialização no mercado de energia: então, e se a sua empresa tiver o pessoal e os recursos necessários para a tarefa de adquirir energia, que é trabalhosa?

A próxima etapa é determinar se a equipe possui a experiência necessária para reunir essas peças. Isso é fundamental porque, mesmo que você tenha todas as ferramentas certas, precisa saber como usá-las para garantir o sucesso. Idealmente, a pessoa que coordena a compra deve ser um especialista no mercado de energia – e deve ter um conhecimento profundo sobre o funcionamento e dinâmica desse mercado com alguns anos de experiência. É raro a empresa que tenha profissionais com o preparo adequado, que fazem a diferença nos momentos críticos de mercado.
A terceirização traz os especialistas em energia “para dentro” da sua empresa.

Saiba mais: Saiba como comprar energia no mercado livre através das ferramentas digitais

Sua empresa deve terceirizar a gestão e compra de energia?

Para reduzir os custos com energia e obter preços competitivos no momento certo, do fornecedor certo e nas melhores condições possíveis, você precisa de uma equipe dedicada, com um alto nível de especialização no setor de energia. Você também precisa dos recursos necessários – informações, sistemas e capacidade de simulação para acessar, entender e interpretar o movimento dos preços no mercado de energia.

Se você tiver todas essas peças no lugar, provavelmente é seguro manter internamente os serviços de compra de energia e gerenciamento de energia de sua empresa. Mas se você não tiver um desses componentes principais, pode considerar a terceirização.

Se sua empresa estiver preocupada com o custo de contratar uma consultoria especializada no mercado de energia, lembre-se de que é tudo uma questão de “retorno do investimento”. Ao terceirizar o gerenciamento e a compra de energia para uma consultoria experiente, você mais do que provavelmente compensará isso com custos de energia mais baixos e termos contratuais mais favoráveis.

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