Empreendedorismo sustentável: vantagens e como implementar

Empreendedorismo sustentável: vantagens e como implementar

O empreendedorismo sustentável é uma tendência do século XXI. Os millennials (Geração Z), nascidos a partir de meados da década de 1990, tem mudado o rumo dos negócios e trazido à luz a responsabilidade empresarial sobre os impactos no meio ambiente advindo de suas atividades. 

Segundo pesquisa global conduzida pela Masdar, feita com cinco mil jovens oriundos de todos os continentes, 81% da Gen Z acredita que os governos e o setor privado possuem responsabilidade compartilhada sobre o desenvolvimento de tecnologias limpas. Deste total, 84% esperam mais esforços para a ampliação das energias renováveis.

E o mercado verde também tem se imposto na geração de energia. A eletricidade limpa vem ganhando mais espaço nas casas e empresas, bem como o investimento em estruturas para geração eólica e solar, por exemplo, vem crescendo de forma significativa. 

A responsabilidade social, econômica e ambiental tem se tornado cada vez mais presente e importante para organizações de todos os portes. 

Neste artigo vamos discorrer sobre o conceito de empreendedorismo sustentável, suas vantagens ambientais e comerciais, além de dicas de como começar a colocá-lo em prática na sua empresa. Boa leitura!

Leia também: Energia do futuro: alternativas energéticas limpas e sustentáveis

Mas o que é empreendedorismo sustentável?

A ideia por trás do conceito de empreendedorismo verde é o investimento em produtos e negócios que promovam a sustentabilidade, aliando-a à geração de lucros e impacto social positivo na comunidade em que a empresa está inserida.

Logo, uma gestão humanizada e estratégica é um dos pilares para a adoção de práticas sustentáveis em uma organização.

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Benefícios fiscais e de mercado

Ser uma empresa sustentável traz diversas vantagens, que vão desde incentivos fiscais até diferenciais competitivos dentro do mercado. Veja abaixo alguns deles!

Fortalecimento da marca 

Um estudo feito pela agência de pesquisa Union+Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apontou que 87% dos brasileiros têm preferência por produtos de negócios que investem em empreendedorismo sustentável. Bem como 70% não se importam em pagar um pouco a mais para ter esse diferencial.

Como dissemos, a preocupação com a sustentabilidade é uma das marcas da Geração Z e isso pode ditar o ritmo de diversos setores econômicos. 

Por tanto, investir em sustentabilidade auxilia também no fortalecimento da sua marca junto aos consumidores.

Incentivos fiscais

A matriz energética brasileira é predominantemente hidrelétrica. No entanto, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de pesquisas, infraestrutura e inovação para outras fontes renováveis. Veja alguns exemplos:

  • PADIS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico;
  • REIDI – Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura;
  • REPES – Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação;
  • Convênios para isenção de ICMS (imposto estadual).

Com esses estímulos é possível ter uma redução da carga tributária das empresas e, em contrapartida, é possível investir na obtenção de energia limpa e renovável.

Saiba mais: Como uma gestão de energia eficiente reduz o custo energético da sua empresa

Como implementar a sustentabilidade empresarial na sua empresa?

Sustentabilidade empresarial.

É preciso ter em mente que para ser sustentável é necessária uma gestão de processos eficiente. Afinal, como dissemos anteriormente, os pilares do empreendedorismo sustentável são as vertentes social, econômica e ambiental. Alinhar o uso consciente de recursos, bem-estar humano e o lucro das companhias é o que assegura o sucesso dessas organizações.

Compliance, investimento em tecnologia, campanhas de conscientização, remuneração justa, tratamento adequado de resíduos, gestão de recursos, redução de desperdício, treinamentos internos e constante revisão de processos.

Esses são tópicos que devem ir para a pauta das empresas que desejam investir em sustentabilidade.

Além disso, traçar planos de ação e metas são passos fundamentais para pavimentar o caminho. Cuidar do abastecimento de energia, por exemplo, é uma das medidas que pode ser implementada.

No Mercado Livre de Energia é possível selecionar o gerador ou comercializador de eletricidade, optando por fontes renováveis. Fale com um de nossos consultores e saiba mais!

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