Energia do futuro: alternativas energéticas limpas e sustentáveis

Energia do futuro: alternativas energéticas limpas e sustentáveis

Durante décadas, os combustíveis fósseis têm sido a principal fonte de energia para o planeta. No entanto, graças às novas tecnologias e a uma crescente consciência do aquecimento global e outras questões ambientais, estamos começando a buscar formas mais limpas de alimentar nossas vidas, a chamada energia do futuro.

Neste blog, vamos explorar algumas das mais promissoras fontes de energia renováveis e como elas poderiam nos ajudar a atender nossas necessidades energéticas de forma sustentável.

Energia Eólica

A energia eólica é um recurso limpo e sustentável que pode ser utilizado para a geração de eletricidade. O vento move as turbinas eólicas, que são conectadas aos geradores, que convertem a energia cinética do vento em energia mecânica e depois em energia elétrica. 

Os parques eólicos podem ser instalações de grande escala onde muitas turbinas são instaladas em grandes áreas; ou de pequena escala com apenas algumas turbinas são construídas.

Leia também: I-REC: Os benefícios dos certificados de energia renovável

Energia solar

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável que vem do sol. O sol emite radiação solar, que é convertida em energia térmica por painéis solares ou em energia elétrica por painéis fotovoltaicos. A energia solar pode ser usada para aquecer água ou outros fluidos ou gerar eletricidade.

A energia solar é uma das fontes mais abundantes de energia natural em nosso planeta, mas pouco aproveitada em comparação com outras fontes energéticas como o carvão ou o petróleo. Ela apresenta muitos benefícios, incluindo: 

  • ser abundante;
  • não causar poluição ou omissões que prejudiquem o meio ambiente;
  • nenhuma pegada de carbono, pois não exige a queima de combustíveis para sua produção;
  • Não afeta a saúde das pessoas.

Energia Maremotriz

Confira algumas opções de energia do futuro

A energia das marés é uma fonte de energia renovável que aproveita o movimento da água do mar para gerar eletricidade. A maré sobe e desce devido às forças gravitacionais, que provoca mudanças na pressão da água que podem ser aproveitadas como uma fonte de energia.

A energia das marés pode ser aproveitada de três maneiras diferentes: aproveitamento das correntes marinhas (MCG), aproveitamento do gradiente térmico oceânico (OTG) e aproveitamento da energia cinética das ondas ou da maré. 

As tecnologias mais comuns usadas para esta forma de energia renovável são conhecidas como turbinas de marés – grandes rodas submarinas que convertem o movimento em eletricidade através de turbinas em sua base – e barragens – longas paredes marinhas construídas através de estuários onde as marés altas empurram o rio contra elas.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é uma fonte de energia renovável que vem sendo utilizada há milhares de anos. Ela envolve o uso de água dos rios para girar uma turbina e gerar eletricidade. 

A energia hidrelétrica é a forma mais utilizada de energia renovável no mundo, sendo responsável por 16% da geração global de eletricidade.

A energia hidrelétrica é considerada limpa, confiável e sustentável porque não depende de combustíveis fósseis e utiliza apenas a energia cinética contida na água em movimento ou a energia potencial das quedas d´água (cachoeiras). Ela também oferece inúmeros benefícios.

Cada vez mais eficiente à medida que novas tecnologias são desenvolvidas não apresentam qualquer tipo de emissão de poluentes. Vem sendo modernizadaspara preservar a vida e fauna aquáticas e ribeirinhas..

Leia também: Déficit de energia: o que é e os riscos de isso acontecer no Brasil

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é o calor gerado pela decomposição dos elementos radioativos na crosta e manto da Terra. A energia geotérmica é uma das maiores fontes renováveis de energia disponíveis atualmente. Tem sido utilizada há milhares de anos como fonte de calor para aquecimento em várias regiões do mundo.

Na Islândia e na Nova Zelândia, a energia geotérmica alimenta até 80% das casas e edifícios com eletricidade limpa; enquanto só na Califórnia há mais de 10 milhões de metros quadrados de solo adequado para perfuração geotérmica – isso é suficiente para cobrir mais de 100 campos de futebol!

Uma verdadeira energia do futuro.

A energia limpa, verde e renovável é o futuro

Confira algumas opções de energia do futuro! São alternativas sustentáveis para a demanda energética global.

Utilizamos muitos tipos de energia para energizar nossas casas e empresas. No Brasil, mais de 75% da energia que consumimos é proveniente de fontes energéticas renováveis. Nossa matriz contempla um amplo volume de usinas hidrelétricas, fotovoltaicas e eólicas. As usinas termelétricas somente são usadas em momentos específicos. 

Estamos entre os países do mundo com maior utilização de energia renovável para produzir eletricidade. Contamos também com inúmeros incentivos para ampliação do uso dessas fontes. Nos próximos anos, a energia renovável deverá responder por mais de 85% da produção de energia elétrica.

Quando se trata do futuro, não há dúvida de que serão necessárias alternativas de energia limpa e sustentável para ajudar a atender às necessidades crescentes da humanidade.

No final, acreditamos que a energia limpa é o futuro e precisamos continuar a contribuir com esse caminho de preservação do meio ambiente.

CTA de agendamento

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!