Gestão de fornecedores: importância e como fazer

Gestão de fornecedores: importância e como fazer

A gestão de fornecedores é uma parte crucial da gestão de negócios e é fundamental para o sucesso de uma empresa. Ela envolve a administração de relações com fornecedores de bens e serviços, garantindo que a empresa obtenha o que precisa, quando precisa, a um preço justo e com a qualidade esperada. 

A gestão de fornecedores é uma tarefa complexa que exige uma abordagem estratégica, pois os fornecedores têm um impacto significativo no desempenho e no sucesso da empresa.

De acordo com dados da Gartner, aproximadamente 75% dos gastos totais de uma empresa são com fornecedores. Além disso, o Aberdeen Group descobriu que as empresas que implementam uma boa gestão de fornecedores apresentam uma redução de 8% no custo total dos bens e serviços adquiridos.

A gestão de fornecedores inclui a identificação e seleção de fornecedores, negociação de contratos, monitoramento de desempenho, avaliação e gestão de riscos. Uma boa gestão também envolve a construção de relacionamentos de longo prazo com fornecedores protegidos e colaborativos.

Essa é uma área em constante evolução, e as empresas precisam estar atentas às tendências e mudanças no mercado para se manterem competitivas. A tecnologia, por exemplo, está ligada a forma como as empresas gerenciam seus fornecedores, tornando o processo mais eficiente e eficaz.

Todos esses conceitos são aplicáveis nas negociações no Mercado Livre de Energia e praticado por um número expressivo de empresas. Neste artigo vamos explorar mais o assunto. Boa leitura!

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O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é o processo de gerenciamento de relações com fornecedores de bens e serviços para uma empresa. Isso inclui identificar, selecionar, negociar com e monitorar os fornecedores para garantir que eles entreguem produtos e serviços de alta qualidade, de acordo com as necessidades e expectativas da empresa. 

Ela também é responsável por manter o equilíbrio entre a obtenção de bens e serviços a preços competitivos e a manutenção de relações saudáveis ​​com os fornecedores.

Uma boa gestão de fornecedores leva a relacionamentos mais estáveis, preços mais competitivos, maior qualidade nos serviços e produtos e melhor atendimento ao cliente.

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Como fazer a gestão de fornecedores no mercado livre de energia elétrica?

A gestão de fornecedores no mercado livre de energia elétrica é uma abordagem sistemática que abrange a identificação, seleção, negociação e monitoramento dos fornecedores de energia elétrica e de serviços de forma eficiente e eficaz. 

A implementação de boas práticas pode ajudar a garantir que a empresa tenha um suprimento confiável e competitivo de energia elétrica, possa reduzir os custos e maximizar as economias de energia com serviços de qualidade. Os principais passos são:

Identificação de necessidades

Identificar e compreender as necessidades de energia elétrica da empresa é o primeiro passo para permitir a seleção adequada de fornecedores de energia elétrica. Isso inclui determinar o consumo de energia, o tipo de energia a contratar e avaliar as necessidades futuras de energia;

Conhecer os principais fornecedores

O mercado livre de energia conta com várias centenas de fornecedores de energia, com perfis de atuação bem específicos. Conhecer o perfil, quem são as principais empresas, seu porte, quais os nichos de negócio que são mais competitivos é o primeiro passo para uma contratação adequada.

Seleção de fornecedores

Em qualquer negociação, a escolha dos fornecedores para recebimento de propostas faz parte do sucesso do negócio. Recomenda-se sempre convidar a apresentar propostas aquelas empresas que sejam competitivas no produto que está sendo adquirido. Alguns vendedores são muito competitivos no fornecimento de energia convencional. Outros apresentam as melhores ofertas para energia incentivada. Outros operam melhor nos contratos de curto prazo.

Também, deve-se ficar atento ao porte do fornecedor. O volume de energia que o fornecedor costuma negociar deve ser sempre muito superior ao que está sendo negociado. Empresas de menor porte tendem a oferecer maior risco do que aquelas ligadas a grupos empresariais bem estruturados. Afinal, minimizar riscos é uma das obrigações de quem negocia em nome de sua empresa. 

Negociação de contratos

Esta é a ação que vai definir as regras de convivência entre as empresas durante toda a vida do negócio. Quanto mais longo período do contrato, mais importante é a negociação de suas cláusulas. Deve-se sempre lembrar que o vendedor de energia tem uma equipe de especialista no negócio, habituada a negociar os termos contratuais e defender seus interesses (o que é legítimo sempre).

Contar com profissionais experientes na negociação dos contratos de energia vai possibilitar construir regras mais equilibradas, incluir condições e regras mais favoráveis para o seu negócio. Dependendo das características de cada negócio, os contratos de energia precisam contar com condições que permitam seu uso da maneira mais eficiente e econômica.

Monitoramento

Acompanhar a vida do fornecedor pode ser bem útil para minimizar surpresas. É de conhecimento público que, periodicamente, noticia-se que algum comercializador de energia entrou em dificuldades financeiras, quebrou e deixou prejuízos para inúmeras empresas.

Conhecer o histórico dos negócios do fornecedor, a evolução de seus negócios ao longo dos anos e sua saúde financeira são muito importantes no mercado livre de energia. Solicitar periodicamente informações do balanço financeiro, acompanhar notícias de mercado, acompanhar os procedimentos comerciais no dia a dia do contrato e conhecer mais de perto os procedimentos de gestão de risco adotados são pontos a serem monitorados permanentemente.

Muitas empresas ainda não se deram conta da importância do monitoramento de seus fornecedores de energia elétrica, de maneira similar ao que fazem junto aos principais fornecedores de seu negócio.

Gerenciamento de risco

Diversos são os riscos no mercado livre de energia. As principais a citar são: risco de preço e risco de contraparte. 

O risco de preço ou risco de mercado está ligado à flutuação de preços dos contratos de energia. Os preços são muito voláteis e podem mudar muito rapidamente. Há diversas estratégias que podem ser adotadas para gerenciar esse risco. 

Os contratos de energia definem as condições para entrega daqui a alguns meses, a um preço pré-definido. Se esse fornecedor enfrentar dificuldades financeiras, poderá não entregar o produto que foi adquirido, trazendo riscos de aumento de custos, uma vez que será necessário buscar outro contrato a preço de mercado.

Para evitar esse risco, as empresas avaliam cuidadosamente seus fornecedores, estabelecendo volumes máximos para compra em função de sua capacidade e saúde financeira. 

O acompanhamento constante do mercado e da saúde financeira dos fornecedores são ações que devem ser praticadas para mitigar esses riscos.

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Software para relacionamento com fornecedores: quais as vantagens?

Cientista de dados desenvolvendo ferramenta digital.

Contar com um bom software para relacionamento com os fornecedores permite que as empresas tomem decisões e otimizem seus processos, com impacto significativo no sucesso geral do negócio. 

De forma prática, as ferramentas digitais, especialmente aquelas usadas para a compra e venda de energia, contribuem para: 

  • Eficiência: O uso de softwares contribui para automatizar muitos processos que são manualmente intensivos, como solicitação de cotação por e-mail, acompanhamento dos fornecedores e avaliação de propostas de compra e venda, tornando o processo mais eficiente e rápido;
  • Transparência: As ferramentas digitais permitem que as informações sejam compartilhadas de forma clara e acessível, permitindo um relacionamento e visibilidade completa das informações de fornecedores, desde o histórico de compras até a performance e o risco;
  • Colaboração: possibilita que as equipes colaborem em tempo real, compartilhando informações e trabalhando juntas para tomar decisões;
  • Análise: As ferramentas digitais oferecem relatórios e análises para ajudar a monitorar e avaliar o desempenho de fornecedores, identificar tendências e tomar decisões;
  • Conformidade: Os softwares podem ser configurado para garantir a conformidade com políticas e regulamentos, incluindo questões de segurança, privacidade e compliance;

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