O que deve ser considerado na escolha entre energia solar e energia eólica?

O que deve ser considerado na escolha entre energia solar e energia eólica?

As fontes de energia renováveis contribuem para o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que ajudam as empresas a minimizar seus custos. Entre elas, podemos destacar duas fontes energéticas de grande relevância, que reduzem a dependência das usinas termelétricas: a energia solar e a energia eólica.

A seguir, a Replace Consultoria explica como cada uma funciona e quais as suas principais vantagens, a fim de auxiliar os consumidores livres a escolher qual fonte de energia incentivada é mais adequada às suas necessidades.

Energia solar

Todas as usinas renováveis utilizam recursos naturais para gerar energia. Quando pensamos nas usinas hidrelétricas, é possível perceber que sua exploração depende das quedas d’água e do volume de água dos rios,  esse são recursos finitos. No caso da energia solar, a matéria-prima utilizada é inesgotável: a radiação solar.

Nesse quesito, o Brasil é um país privilegiado, que conta com boa incidência de raios solares em todas as regiões, praticamente no ano inteiro. Muitas regiões apresentam elevada intensidade solar, como no interior do Nordeste, que permite gerar volumes de energia que estão entre as maiores médias anuais no mundo.  O desenvolvimento dos sistemas de armazenamento de energia será mais um fator para a rápida penetração dessa tecnologia em nossa sociedade.

O consumidor – cativo ou livre, que optar pela energia solar terá os seguintes benefícios:

  • Facilidade para implantar uma usina – de pequeno, médio ou grande porte em qualquer local
  • Custo competitivo para geração nas usinas de maior porte
  • Zero produção de resíduos e gases poluentes
  • Possibilidade de minimizar as despesas dos encargos setoriais
  • Aumento da capacidade de geração das placas solares ao longo do tempo

A principal desvantagem da energia solar é o curto período de geração – somente durante o dia, e sua intermitência ao longo do dia. Com isso, os consumidores de energia devem sempre estar conectados à rede elétrica para assegurar seu suprimento de energia nos horários em que não há geração ou ela é diminuída em função de dias nublados ou chuvosos. 

Para ser autossuficiente, ou seja, não necessitar de energia das redes elétricas, baterias podem ser instaladas para armazenamento de energia e seu uso em outros horários, conforme explicado neste post do blog.

Energia eólica

A energia eólica é gerada a partir de geradores que transformam a energia mecânica dos ventos em eletricidade. Sua produção é mais viável em determinadas regiões do Brasil, com maior incidência de ventos. Esta fonte de energia renovável é considerada como inesgotável, permitindo mitigar a exploração de recursos fósseis.

A opção pela energia eólica pode minimizar custos com eletricidade. Confira as principais características desta fonte::

  • Deve ser implantada em locais com incidência regular de ventos, o que pode limitar seu uso em alguns locais;
  • Custo competitivo para geração nas usinas de maior porte
  • São poucas as ofertas de usinas eólicas de pequeno porte, limitando sua aplicação
  • Não gera resíduos e não emite gases poluentes
  • O espaço ocupado é reduzido, possibilitando a exploração do solo para outros usos, como a agricultura, pecuária, piscicultura, etc. 
  • Aumento da capacidade de geração dos aerogeradores ao longo do tempo

A principal desvantagem das usinas eólicas é que sua geração é intermitente e varia bastante ao longo do dia. Outra desvantagem é que, para sua implantação, o local deve apresentar um volume razoável de ventos ao longo de todo o ano., que limita as regiões para seu uso..

Os consumidores que optam por essa fonte também precisam se conectar às redes elétricas para assegurar seu abastecimento nos momentos em que não há geração eólica. No futuro, as baterias poderão ser usadas para regularizar o fornecimento dessas usinas. 

Energia solar x energia eólica

Ambas fontes de energia renováveis são excelentes opções para quem busca alternativas sustentáveis para gerar sua eletricidade. A resposta definitiva para essa pergunta depende de alguns fatores, como o local onde a empresa se encontra, o perfil de uso de energia, as tarifas praticadas pela distribuidora local e os custos de energia do mercado livre, que utiliza um mix de todas as fontes energéticas..

 A energia solar pode ser considerada uma boa escolha para empresas localizadas nos estados do Nordeste. No entanto, há uma boa incidência de radiação solar no Brasil inteiro durante quase todos os meses do ano, o que permite considerar essa fonte para atender total ou parcialmente o consumo de energia de uma unidade consumidora.

Para os consumidores do mercado regulado, a geração distribuída oferece uma boa possibilidade para implantação das usinas solares de pequeno porte, especialmente para atender os consumidores alimentados em baixa tensão – as residências, comércio e pequenas indústrias.

Para os consumidores do mercado livre, os projetos de autoprodução oferecem uma possibilidade interessante para atender total ou parcialmente o consumo local. Podem ser consideradas usinas solares ou eólicas instaladas em qualquer lugar do país que, conectadas às redes de transmissão, podem entregar a energia gerada em qualquer local do país. Esses projetos, além do custo de energia competitivo, reduzem parte das tarifas de uso do sistema de distribuição.  

Para solicitar um estudo de viabilidade de implantação de uma usina solar ou eólica, a fim de identificar qual é a melhor opção para sua empresa, converse com os especialistas da Replace Consultoria!

CTA de contato.

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!