É possível comprar vários fornecedores no Mercado Livre de Energia?

É possível comprar vários fornecedores no Mercado Livre de Energia?

Uma das maiores diferenças do mercado livre de energia em relação ao mercado regulado é a possibilidade de acesso direto às geradoras e comercializadoras de energia para a cotação de preços e compra de energia. Mas uma grande dúvida para os participantes do mercado livre de energia refere-se à possibilidade de contratação de fornecedores de energia simultaneamente, ou seja, se é possível contratar mais de um fornecedor de energia ao mesmo tempo. Essa é a dúvida que vamos esclarecer nesse artigo. Prepare-se e boa leitura!

Diferenças do mercado cativo (ACR) e do mercado livre de energia

No mercado regulado – ou mercado cativo – não há oportunidade de negociação de preços. As distribuidoras de energia de cada região compram energia para fornecer aos seus clientes, através de leilões organizados pelo Governo. Os consumidores ficam à mercê de seus custos e das bandeiras tarifárias, sem qualquer possibilidade de controle quanto aos aumentos de tarifas. Esse mercado é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e nele as possibilidades de negociação são limitadas. 

É possível comprar de mais de um fornecedor no mercado livre de energia?

Já no mercado livre de energia (ACL) a compra é realizada diretamente com as geradoras e comercializadoras, com o estabelecimento de contratos bilaterais, com termos acertados pelas duas partes, o que possibilita a negociação de volume, preços, prazos e uma série de outros fatores. Esses contratos, que são registrados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE),  viabilizam o fornecimento de energia para os consumidores. 

Fornecedores de energia no mercado livre de energia

De acordo com dados da CCEE, até o fim de 2020 já era possível contabilizar mais de 10 mil agentes no mercado livre de energia, dentre esses geradores, distribuidores e consumidores livres e especiais. Mais de 300 empresas – geradores e comercializadores negociam energia no mercado livre. Esses dados mostram que há muitas oportunidades a explorar no mercado livre de energia e encontrar os parceiros ideais para contratação para sua empresa. 

Respondendo à questão inicial desse artigo, é possível sim contratar mais de um fornecedor de energia ao mesmo tempo no mercado livre. Aliás, essa é uma das premissas desse mercado, se representar uma boa relação de custo-benefício para sua empresa. 

É possível comprar de mais de um fornecedor no mercado livre de energia?

 Pode-se contratar, por exemplo, 50% do consumo de energia de um fornecedor e a outra parcela de outro fornecedor. Não há restrições para o número de contratos que podem ser negociados para cobrir o total das necessidades de sua empresa. As características desse mercado, permitem desenvolver estratégias de formar portfólio de contratos, com vários fornecedores, de modo similar ao que é feito com outras commodities pelas empresas. 

É claro que para comprar energia no mercado livre e gerir os contratos da melhor forma possível, você precisa de uma certa experiência no mercado e, caso não a tenha, contar com uma consultoria independente e especializada pode ser a melhor saída.

Entre no mercado livre de energia com segurança!

Além da expertise necessária para ajudar a sua empresa a operar seus contratos no mercado livre de energia, a Replace Consultoria é independente, ou seja, não possui relações societárias com nenhum dos agentes do mercado. Dessa forma o foco será sempre o melhor resultado para o seu negócio, evitando conflitos de interesses na compra de energia no mercado livre. 

Converse agora mesmo com um dos consultores e descubra como entrar no mercado livre de energia pode representar uma economia de até  35% na sua conta de luz.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia!

Veja também

Preencha o formulário para receber novidades e otimizar seus gastos de energia!


Temos um leque de possibilidades para você!