Condições Gerais do Setor Elétrico – A primeira revisão do Planejamento Mensal da Operação para o mês de julho de 2019 culminou em um aumento de 5% nos valores do Custo Marginal de Operação, fixado em R$ 172 /MWh em todos os submercados. A expectativa é que o custo de operação se mantenha neste nível ao longo do mês de julho.

Revisão Tarifária da ENEL SP (ex-Eletropaulo) – A ANEEL aprovou na última semana a revisão das tarifas da ENEL SP que resultou em aumento médio de 7% para os consumidores. As novas tarifas entraram em vigor em 04/07. A ENEL SP atende cerca de 7,2 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios de São Paulo.

Reajuste Tarifário da Energisa TO (ex-Celtins) – A ANEEL aprovou na última semana o reajuste tarifário da Energisa TO que resultou em redução média de -1% para os consumidores. As novs tarifas entraram em vigor em 04/07. A Energisa TO atende cerca de 590 mil unidades consumidoras em todo o Estado do Tocantins.

Modernização do Mercado de Gás – O Conselho Nacional de Política Energética definiu, através da Resolução CNPE no 16/2019, as diretrizes para a liberalização e modernização do mercado de gás natural. O documento é resultante de diversos estudos e iniciativas ocorridas nos últimos anos e representa um marco histórico para o setor, visando trazer concorrência em diversos elos da cadeia produtiva do gás natural e redução de preços para o consumidor final. Nos próximos meses, o Legislativo, a ANP e os Estados devem publicar regulamentações especificas para viabilizar as ações de modernização propostas pelo CNPE.

logo-replace