Condições Gerais do Setor Elétrico – Nesta semana ocorreu o PMO de julho de 2020 que resultou em uma redução de preços de curto prazo da ordem de 18% nos submercados Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Já para as regiões Norte e Nordeste houve um ligeiro aumento nos preços. O principal fator sobre a redução do custo de operação foi a revisão extraordinária da expectativa de crescimento da carga para os próximos meses e anos. Apesar da queda nos preços, as projeções mensais indicam ENA abaixo da MLT no Sudeste/Centro-Oeste, no Sul e no Nordeste.

Regulamentação da Conta-covid – A ANEEL aprovou a regulamentação da operação de empréstimo para reduzir os efeitos financeiros da crise sobre as distribuidoras de energia. O valor teto da operação será de R$ 16,1 bilhões.
Este montante será viabilizado através de operação com bancos privados e coordenação do BNDES.

Reajuste Tarifário da Copel – Foi aprovado o reajuste tarifário da Copel para o ano de 2020. O aumento médio das tarifas ficou em 0,41 % e as novas tarifas serão aplicadas a partir de 24 de junho de 2020.

Reajuste Tarifário da Cemig – Foi aprovado o reajuste tarifário da Cemig para o ano de 2020. O aumento médio das tarifas ficou em 4,27 % e, devido ao atraso na homologação do processo tarifário, as novas tarifas serão
aplicadas com efeito retroativo a 28 de maio de 2020.

A Replace conta com relatórios e serviços de consultoria sobre as oportunidades no mercado de gás.

logo-replace